Agosto 2025 - Safra e Exportações Brasileiras
Visão geral
As tarifas foram o principal assunto nos últimos relatórios sobre amendoim ao redor do mundo, o que mostra como o mercado de amendoim está lento, então farei minha parte: no Brasil, as tarifas assinadas por Trump vieram com uma lista de exceção de 700 itens, o que foi um alívio. Os EUA representam cerca de 13% das exportações totais do Brasil e, com a lista de exceções, o impacto na nossa economia não foi tão severo. Já as exportações para a China representam 28% das exportações brasileiras, e isso tem sido crucial para o setor de amendoim…
Enquanto o mercado internacional de amendoim está de “férias”, a China viu, nos últimos meses, nas grandes safras sul-americanas, uma oportunidade para comprar amendoim e óleo a preços baixos. Os exportadores brasileiros viram uma chance de vender seus estoques excedentes e agora os números de exportação mostram o quão significativa essa demanda realmente foi. Em julho, o Brasil exportou 14 mil toneladas de grãos de amendoim para a China. No entanto, com a safra chinesa se aproximando cada vez mais, o mercado espera que a demanda diminua.
Com a safra argentina cerca de 90% colhida, a sensação de excesso de oferta é maior do que nunca e provavelmente continuará na próxima safra, mesmo com a redução de área plantada. Assim, a Europa está muito tranquila, com quase nenhuma demanda aparente, a Rússia está começando a se mover, mas ainda muito lentamente, e a Argélia parece estar causando problemas para os exportadores brasileiros, o que não ajudará nas exportações daqui para frente.
O plantio da safra brasileira se aproxima e há estimativas de queda de 20% na área plantada no estado de São Paulo, enquanto outros estados aparentemente permanecerão estáveis. Ainda é muito incerto, porém, e estimativas mais precisas devem surgir até o final de agosto.
Exportações
Os contratos de exportação de grãos para a China finalmente estão aparecendo nos números de exportação: o Brasil exportou impressionantes 14 mil toneladas de amendoim para a China durante o mês de julho, resultando em um total de 32,3 mil toneladas no mês, o que é um número muito bom na história das exportações brasileiras.
No lado do óleo de amendoim, outro número recorde, com 17,6 mil toneladas exportadas, sendo 16,4 mil destinadas à China. Os números de exportação de óleo têm sido realmente significativos para o setor de amendoim brasileiro.
Amendoim
Total
Exportações de amendoim em 2025 x 2024.
Exportações brasileiras de amendoim, NCM 12024200, Ministério da Agricultura.
Em julho, o Brasil exportou 32 mil toneladas de amendoim, o que representa um aumento de 60% em comparação a maio de 2025 e um aumento de 107% em relação a julho de 2024. Embora esse seja um número muito bom para as exportações, a questão sobre o que acontecerá quando a demanda chinesa desacelerar é preocupante. Sem as 14 mil toneladas destinadas à China, o Brasil teria exportado 18 mil toneladas em julho.
Esse volume soma-se a um total de 150 mil toneladas de amendoim exportadas neste ano. Se mantivermos a média de exportação de 21 mil toneladas por mês, até dezembro teríamos exportado cerca de 255 mil toneladas. Não é ruim comparado ao ano passado, mas pode não ser suficiente para evitar um estoque de passagem maior do que o necessário.
Destino
Volumes exportados para os principais destinos.
Exportações brasileiras de amendoim, NCM 12024200, Ministério da Agricultura.
O gráfico de destinos, agora muito distorcido pelas importações chinesas, vem confirmar as últimas interpretações de mercado: as importações da Argélia continuam caindo. A Rússia aumentou cerca de mil toneladas. A União Europeia aumentou cerca de 1,7 mil toneladas, muito provavelmente como resultado apenas do cumprimento de contratos. E a China permanece no topo com suas 14 mil toneladas.
Óleo de Amendoim
Exportação de óleo de amendoim em 2025 x 2024
Exportações brasileiras de óleo de amendoim, NCM 15081000, Ministério da Agricultura.
As exportações brasileiras de óleo de amendoim em julho foram de 17,6 mil toneladas, um aumento de 30% em relação ao mês passado e um incrível aumento de 291% em comparação a julho de 2024.
Esse número soma-se a um total de cerca de 84 mil toneladas de óleo de amendoim exportadas neste ano, 168% a mais que no ano passado, o que é fundamental para as esperanças do Brasil de evitar o excesso de oferta, pois representa cerca de 210 mil toneladas de amendoins esmagados.
No entanto, essas exportações também são muito dependentes da demanda chinesa, então teremos que observar como o mercado se comporta com a safra chinesa se aproximando.
Destino
Volumes exportados para os principais destinos.
Exportações brasileiras de óleo de amendoim, NCM 15081000, Ministério da Agricultura.
Como de costume, as oscilações nas exportações de óleo de amendoim se devem às importações chinesas, com 16,4 mil toneladas. As importações italianas permaneceram estáveis em 1,1 mil toneladas.
Disclaimer: Todas as informações publicadas são verificadas com diversos processadores e produtores no Brasil. Não se trata de opiniões pessoais, mas sim de uma média das percepções dos principais agentes do mercado. 11 de Agosto de 2025.